10 fevereiro 2010

Câmara aprova promoção do poeta Vinícius de Moraes a embaixador


DA REDAÇÃO - A Câmara dos Deputados aprovou hoje projeto de lei que promove o músico e poeta Vinícius de Moraes, post mortem, ao cargo de embaixador (ministro de primeira classe) no Ministério das Relações Exteriores. O poeta era da carreira diplomática e foi aposentado compulsoriamente em 1968, pelo Ato Institucional 5, no cargo que ocupava de primeiro secretário.

O projeto precisa ainda ser aprovado pelo Senado para a consolidação da promoção de Vinícius, que morreu em 1980. O músico foi anistiado em 1988. A proposta de autoria do Poder Executivo garante aos dependentes do artista os benefícios de pensão correspondentes ao cargo de embaixador da carreira diplomática.

Na justificativa do projeto, o governo afirma que mesmo tendo terminado a carreira diplomática como primeiro secretário, Vinícius prosseguiu a "brilhante trajetória artística que vinha desenvolvendo em solo brasileiro e também no exterior".

"Pode-se afirmar, sem qualquer dúvida, que o extraordinário trabalho artístico desenvolvido por Vinícius de Moraes durante décadas fez dele, mais do que divulgador ímpar do Brasil, um verdadeiro embaixador da cultura brasileira", conclui a justificativa da proposta.


Fonte: Agência Brasil