06 abril 2010

Análise sintática - o início


A lista abaixo mostra os conteúdos de análise sintática que se referem ao estudo da oração. Você pode consultá-lo sempre que aprender um novo conteúdo. Pode também usá-lo como um resumo para seus estudos.

Os termos destacados nesse quadro fazem parte da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB). O que isso significa? A NGB é uma espécie de resumo dos conteúdos gramaticais referentes ao português falado no Brasil e funciona como um guia para o ensino da nossa língua.

A NGB foi criada em 1958 por um grupo de estudiosos e gramáticos de muito prestígio, como Antenor Nascentes, Rocha Lima e Celso Cunha. No ano seguinte, foi transformada em lei por uma portaria do presidente Juscelino Kubitscheck e passou a ser utilizada obrigatoriamente nas escolas de todo o Brasil. Antes da existência dessa lei, o estudo da gramática não era unificado e havia muita confusão com o uso de diversas terminologias.

Hoje em dia vários estudiosos apontam a necessidade de atualização da lei, em função do avanço dos conhecimentos lingüísticos. Mesmo assim, é a Nomenclatura Gramatical Brasileira que define os padrões de ensino da nossa língua.


1) Termos essenciais da oração

Sujeito:
simples
composto
indeterminado
oculto
oração sem sujeito

Predicado:
nominal
verbal
verbo-nominal

Predicativo:
do sujeito
do objeto

Verbo:
de ligação
transitivo direto
transitivo indireto
intransitivo


2) Termos integrantes da oração

Complemento nominal

Complemento verbal:
objeto direto
objeto indireto

Agente da passiva


3) Termos acessórios da oração

Adjunto adnominal

Adjunto adverbial

Aposto



4) Vocativo



Vou pegar na biblioteca a Gramática do Celso Cunha e Lindley Cintra, base para o estudo da língua portuguesa para o CACD. Ainda bem que existe empréstimo! Para quem quiser a descrição do livro para comprar, segue:

CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. 762 p. : il. ISBN:9788586368325.