22 janeiro 2010

Filmes para fixação da matéria - 1

Assistir um filme biográfico, um épico histórico ou um documentário também pode ser considerado estudo, mas não substitui o conhecimento dos verdadeiros fatos. Mesmo que a indústria cinematográfica manipule a história real para atender interesses comerciais, o filme é ótimo para fixar imagens mentais que auxiliam na lembrança de informações.

A partir de hoje, vou indicar alguns filmes que podem ajudar em 2010.



Gandhi


África do Sul, início do século XX. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.


Mandela - Luta pela liberdade


James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.

Nenhum comentário: